@anajuliaav
🇧🇷

Portuguese, English
Lives in Goiânia, GO
From Goiânia, GO
Goiânia • Portuguese, English 2y

Medicine Health View more

Nesse estágio se inicia a capacidade do pensamento representativo, ou seja, a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento. É isso que possibilita a aprendizagem da fala (que começa bem mais cedo, mas se desenvolve mais rapidamente aqui) e as brincadeiras de “faz de conta”, dando vida e vontade às coisas. Por exemplo, acredita que a bola rola porque tem vontade ou que o sol se põe para que ela possa dormir.


Essa fase é marcada por um egocentrismo evidente, que faz parte do desenvolvimento cognitivo típico de qualquer criança. Ao falar, ela fala sozinha e poucas vezes considera aquilo que foi dito para ela, também não aceita dividir seus brinquedos, por exemplo.


O pensamento representativo é o que permite o desenvolvimento do pensamento lógico posteriormente. Nessa fase, a criança pode se confundir com números e quantidades.


É também nesse estágio que as crianças começam a entender o que é certo e o que é errado, o que podem e o que não podem fazer. No entanto, ao serem apresentadas a uma nova situação inusitada, elas ainda não são capazes de julgar moralmente o problema, fazendo aquilo que têm vontade (independente de ser certo ou errado).


Por isso, pais e mães devem ter paciência com as crianças nessa fase. Ela ainda tem muito a aprender e não adianta brigar quando ela faz algo de errado: ela simplesmente não é capaz de perceber sozinha que não pode.


O que é aconselhável, então, é que você mostre para a criança a forma correta de se comportar naquela situação em contraste com a forma equivocada, reforçando sempre quando a criança se comportar de acordo com o que lhe é esperado. Aos pouquinhos ela vai aprender! ❤️🥰

#psicologia #psicologiaclinica #psicologa #educaçãoinfantil #educacioninfantil #educacion #psychology #childrenpsychologist #psychologist #child #children

Comments

Suggestions For You
In progress...
Yes