Vem chegando o verão e com ele também uma onda de dietas e treinos milagrosos que prometem te ajudar a alcançar o "corpo ideal" em pouquíssimo tempo.
Também temos visto nesse ano em particular uma nova leva de propagandas de procedimentos estéticos voltados também para essa finalidade de atingir o "corpo de verão" com rapidez e esforço reduzido.
Esse é um movimento perigoso do marketing que acontece todo final de ano:
1) Enfatizar o corpo magro como sinônimo de saúde e beleza.
2) Inadequar outros corpos que estejam "fora do padrão".
3) Vender métodos e produtos que na maioria das vezes não produzem o resultado que prometem e acima de tudo ainda adoecem o cliente.
E o mais interessante dessa situação que se repete anualmente é o fato de que todos já sabem que esses métodos milagrosos normalmente não funcionam e ainda assim insistem em testar, em comprar...
O que isso diz sobre nós enquanto sociedade?
Isso nos mostra que apesar do cuidado com a nossa saúde e com o nosso corpo ser sim uma questão importante, ela na maioria das vezes só é levada em consideração quando o aspecto estético é colocado em evidência.
E além disso nos mostra como estamos predispostos a investir naquilo que promete resultados a curto prazo, mesmo que não hajam evidências da permanência desses resultados a longo prazo.
Então é nosso dever chamar atenção para o fato de que sobrecarregar nosso organismo com jejuns, dietas, exercícios além da conta e procedimentos estéticos, tudo de uma vez, certamente nos fará mais mal do que bem.
Cuide-se o ano todo, da maneira correta, pelos motivos corretos e de forma integral! Constância é a chave.