As feridas da infância podem deixar marcas profundas que ressoam na vida adulta, moldando comportamentos e emoções. Os esquemas de abandono, em particular, podem criar uma sensação persistente de insegurança e medo de rejeição.
A boa notícia é que essas feridas não precisam definir o seu futuro, pois com intervenções terapêuticas adequadas, é possível transformar essas cicatrizes emocionais e promover um desenvolvimento emocional mais equilibrado.
Na terapia do esquema, trabalhamos para identificar e entender esses padrões disfuncionais que se originaram na infância. A partir daí, utilizamos técnicas como a reestruturação cognitiva, onde desafiamos e substituímos pensamentos negativos; e a imaginação guiada, que permite revisitar memórias dolorosas e dar um novo significado a elas.
Ao cuidar dessas partes de nós que foram machucadas, começamos a construir uma base emocional mais sólida para viver o nosso presente e construir um futuro mais saudável e feliz.
Reconhecer e validar as emoções da criança interior é um passo crucial para a cura. Aprendemos a dar a nós mesmos o amor e a segurança que faltaram no passado, desenvolvendo uma autoestima mais saudável e uma maior capacidade de formar relações seguras e satisfatórias.
Se você sente que as feridas do passado ainda influenciam sua vida, considere a terapia do esquema como um caminho poderoso para a sua transformação.
Não permita que os esquemas de abandono governem suas emoções e escolhas. Agende uma sessão hoje mesmo!