No diabetes tipo 1 não há produção de insulina no pâncreas, então é necessário injetar insulina regularmente, varias vezes ao dia, de acordo com o nível de glicose. Esse processo por si só já é desgastante e desconfortável, mas piora ainda mais quando os custos associados a ele são tão elevados, como ocorre nos Estados Unidos devido ao monopólio farmacêutico.
Mas antes de entender o que é a doença, é importante entender como é causada, e assim entender a importância da insulina, mostrada no documentário Pay or Die.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Adquirimos glicose/açúcar através da nossa alimentação e de processos metabólicos do corpo, e quando seus níveis excedem o ideal para o organismo, um sinal é emitido para aumentar a produção da insulina. A insulina ajuda a "guardar" a glicose dentro das células e até mudar sua forma, para que possa ser utilizada em outro momento oportuno.
Comments